Dia Internacional das Mulheres

Hoje é o dia Internacional das Mulheres, isso todo mundo já sabe. O tema me despertou emoções  (como em tantas outras pessoas)  e tive vontade de falar sobre o assunto. Eu pensei muito nas contribuições que poderia dar, e no fim descobri que não queria falar sobre o trabalho de casa, a louça suja na pia, o ego sociopata dos machistas, feminismo, o salário inferior ao dos homens, já há muitas pessoas gabaritadas falando sobre isso.

Eu quero falar sobre um assunto que conheço muito bem e domino muito bem... Amamentação.
Você pode se perguntar, e o que amamentação tem a ver com o dia Internacional das mulheres?

Eu te conto:
Eu tenho três filhos e disso vocês já sabem, eu amamentei os meninos até um ano e de idade mais ou menos e a opção de parar foi DELES (única e exclusiva). Amamento a Isabella (hoje com 5 meses). E é impossível contar, mas ainda hoje em 2018 o número de reprovações em relação a amamentar meus filhos é imenso. Seja por meio de papos furados, olhares tortos, risadinhas, ou comentários inconvenientes...

Comecemos essa jornada pensando que a mãe, por mais que tenha lido, não sabe amamentar até o momento em que tem o seu primeiro filho nos braços. Considere ainda, que a mãe não deixa de ser mulher e por isso tem sentimento, vergonha, dificuldades e vontades.
É importante também, antes de julgar, lembrar que essa mãe pode estar passando por uma fase difícil com o bebê, ou ter acabado de superar uma fase difícil, e outras inúmeras hipóteses. Mas tudo isso pode ser substituído pelo respeito irrestrito e incondicional.

Se começar considerando tudo isso, você já evita ser uma pessoa injusta, preconceituosa e desagradável... E pode então ser uma pessoa correta que apoia a evolução da espécie. Tchannnn 💪💪💪

Para você que continua achando que a mãe devia amamentar no banheiro para poupar seus lindos olhos... Continue lendo...

Mas o que é que se passa, minha gente? Estamos em pleno século XXI e ainda não lhes foi possível digerir o fato de que amamentar é um ato natural e saudável? Tem  idéia de quantas crianças são salvas por ano por serem amamentadas com o leite materno? Você sabe que evita infecções, ajuda a curar infecções, evita a desidratação, contribui para a formação cognitiva, para a formação emocional, ajuda a formar a flora intestinal, tem anticorpos, fortalece a musculatura facial, previne o câncer infantil e o câncer de mama (na mãe), ataques cardíacos na mãe e etc...

Então é questão de saúde pública! Ou você pensou que há tantas propagandas custeadas pelos governos em favor da amamentação porque os chefes de estado são bonzinhos? Claro que não, Zé!

Os bebês não mamam só porque têm fome! Pode ser sono, pode ser um aconchego, pode ser porque têm dor, ou porque estão assustados...

Aqui na Europa, no verão, é bem fácil encontrar senhoras e senhoritas fazendo top less. Os homens acham lindo. É só você avistar uma mulher fazendo top less (e está em seu mais absoluto direito) que você pode reparar grupos comentando, aquele senhor discreto observando por cima dos óculos de sol, e etc etc etc.
Experimente na mesma praia, NA MESMA, ir até um dos homens que está contemplando tamanha beleza e perguntar se ele é a favor da amamentação em público.
Isso porque vou te contar por experiência própria que aqui é muito, mas MUITO, mais tranquilo que o Brasil em relação à reprovação a amamentação.

No vídeo abaixo o produtor Joey Salad faz uma comparação entre a reação das pessoas ao avistar uma mulher amamentando e uma mulher vestida de maneira sexy... veja isso:

https://www.youtube.com/watch?v=4Y_Y94Utmtk

Eu acho o máximo é só você falar que vai amamentar que sempre vem alguém correndo com um paninho pra você por na frente (rs). Eu não sou a favor e nem contra, às vezes uso o pano e às vezes não. O que eu sou contra é essa coisa quase "corola" de ter que esconder o bebê mamando.
Eu sou daquelas pessoas que prefere privacidade. Meus filhos nunca reagiram bem mamando no agito, mas se eles estão com fome... eu vou sentar e dar o peito e acabou.

Mas aonde quero chegar com essa conversa toda?

Quero respeito. Quero chamar atenção a um tema importante nesse dia, não desmereço os presentes, mas vamos avançar? Meninos, as meninas só estão amamentando e isso é perfeitamente natural.
Meninas, nós precisamos do seu apoio e do seu respeito também!

Que poder maior, além de dar a luz, poderia a natureza nos oferecer do que alimentar nossos filhos com o alimento perfeito (temperatura, textura, nutrientes) e assim fazê-los saudáveis enquanto demonstramos todo nosso amor? Até o Papa pediu para as mães amamentarem seus filhos na missa no Vaticano caso tenham fome. Não é sexy, não é um ato sexual, não é nojento e muito menos vulgar. É amor! Puro e simples.

E olha, não pense que com isso estou dizendo que é assim tudo sobrenatural e mágico. É difícil que dói (literalmente) então a partir desse dia Internacional da Mulher faça me o imenso favor de nos dar um presente (se puder dê mais de um). Respeite as mulheres que estão amamentando! Comece por aí!

Respeite muito, respeite e apoie! Somos muito fortes, guerreiras e dignas disso!

Feliz dia Internacional das Mulheres!!





Comments

Popular posts from this blog

Pepicon Pâtisserie em Lisboa - Carolina

O apartamento em Portugal (Cascais)

Qual é o custo de vida em Portugal?