Ter um filho em Portugal - Parte 1

Como é ter um filho em Portugal?

Muitas pessoas têm me perguntado sobre como é ter filhos aqui em Portugal. Se os médicos só fazem parto normal, se pode fazer cesariana, se o hospital público é bom e etc. Vou tentar responder algumas questões aqui. 

Eu me mudei pra cá com 20 semanas, o que significa que estava no meio da gestação. O meu médico do Brasil (Dr. Paulo, abençoado seja! rs) havia me dito que ele gosta do período entre as 16 e as 24 semanas para viajar de avião, depois disso não acha muito conveniente. Como havia feito uma consulta com ele na semana que viria pra Portugal, eu tinha ainda 4 semanas para achar um médico que eu não sabia bem se ia ser da rede pública ou da rede privada. No fim acabei escolhendo a rede pública e vou explicar porque: 


  • Nem todo os hospitais da rede privada dispõe de UTI neonatal o que significa que se o seu bebê precisar de um atendimento na terapia intensiva, você e ele serão transferidos para o hospital da rede pública. (Ponto pra rede pública!)😅
  • Entretanto, se você optar por parir na rede pública esqueça ter o parto com o seu médico, pois por mais que você tente, não vai acontecer. (Ponto pra rede privada!)😅
  • Na rede pública absolutamente tudo é de graça quando você está grávida, todas as vacinas, todo o parto e a internação.(Ponto pra rede pública!)😅
  • Na rede privada, mesmo você tendo o plano de saúde, você tem uma coparticipação e a menos que o seu plano tenha cobertura sobre o valor total da cesariana (que gira em torno de $6.000,00 euros) você vai ter que arcar com esse valor. É certo que planejando e procurando você encontra planos com cobertura boa e completa, mas lembre-se de planejar, procurar e ler muito bem as entrelinhas. (Ponto pra rede pública!)
  • Há um outro pormenor que não é tão menor assim, rs. Na rede pública são poucos os hospitais que você tem direito a acompanhamento 24 horas por dia. Geralmente o marido pode estar com você  durante o período de visitas e não mais. E nem adianta chorar e espernear porque não vai mudar. Nesse caso recomendo que você avalie bem como é para você estar sem seu parceiro no período noturno. 
  • O Hospital de Cascais, teoricamente, não se utiliza de quartos duplos exceto se estiver muito lotado. (Fui com isso na cabeça e a verdade é que dei a maior sorte porque apesar de estar lotado eu fiquei no único quarto do andar da maternidade que não era duplo). Pense na possibilidade de ter que dividir o quarto com alguém neste momento. (Ponto pra rede privada) 
Dito isso, vamos lá:

Eu moro em Cascais e aqui há um hospital de referência de Portugal,  que é o Hospital de Cascais. Eu pesquisei muito, mas muito mesmo. E quando eu digo muito, eu quero dizer dias, noites e madrugadas na internet sobre a reputação do hospital. Eu sou dessas que perde noites e noites de sono analisando cada porém, libriana nata. 
Quando finalmente já havia pesquisado tudo que se pode pesquisar, eu me convenci que ia ser lá. Não coloco em cheque as decisões de ninguém, no Brasil nunca precisei de uma UTI para os meninos, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. O que se sabe é que o amanhã chega, quer você queira, quer não, e é bom estarmos prevenidos (na minha opinião). 

Centro de Saúde

Os centros de saúde são equivalentes aos postos de saúde do Brasil. Cada um vai no centro de saúde da sua região, apesar de que eu moro em Carcavelos e fui atendida no centro de saúde da Parede.
Quando você é brasileiro você traz o PB4, que é um formulário que você preenche e solicita no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, e com ele você tem direito a atendimento na rede pública de saúde de Portugal. Atenção, o atendimento aqui não é gratuito. Você paga taxas para alguns procedimentos, a boa notícia é que uma consulta por exemplo é $4,50 euros e um hemograma completo eu paguei recentemente $3,85 euros. 
Tenha em mente que é preciso paciência, há pessoas muito boas e gentis, mas há pessoas que a princípio não vão lhe tratar com amor e carinho. Se no Brasil você usava a rede pública, provavelmente já está calejado. Mas se você usava a rede particular, pode ser que se assuste um bocadinho com a secura e porque não dizer má educação de alguns profissionais. 
Eu disse para ter paciência e não para ser um saco de pancadas, eu já tive que ter uma conversa séria com uma enfermeira uma vez e explicar pra ela que os profissionais que tratam da saúde da gestante não podem fazê-la passar nervoso. O curioso é que depois desse dia, ela se reviu e ficamos numa boa, inclusive ela têm sido muito simpática desde então.

A Médica

Bom, eu fiz quase todo o pré natal no centro de saúde da Parede com a doutora Maria Lourdes Bello, uma simpatia de mulher. Ela foi muito humana, sempre dá abraços e sorrisos. É muito gentil e cautelosa, e explica tudo com paciência. O meu caso é um caso a parte aqui. Eu já tinha duas cesarianas anteriores e nenhum médico em sã consciência iria tentar parto normal, mas eles não podem falar isso abertamente (até onde entendi e não sei muito bem porque). De qualquer maneira a doutora já havia me dito que não iria ser normal. 

Os exames 

Aqui são feitos os mesmos exames que se fazem no Brasil, embora lá eu tenha feito uma ultrassonografia por mês e aqui não, me parece que seguem o mesmo protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde. O que há de diferente é que os médicos te prescrevem o exame e você vai a um laboratório que não é do Centro de Saúde. Eu fiz em um laboratório ao lado do meu Centro de Saúde, é particular, mas como eles tem convênio com o SNS (Sistema Nacional de Saúde) com o seu Número do Utente (número de beneficiário do SNS) você não paga nada, pois gestantes, de 0 a 18 anos e acima de 65 anos (no caso de doenças crônicas e em alguns outros) não há cobrança da taxa moderadora dos serviços prestados pelo SNS.

O "bookinho da grávida" - Boletim de Saúde da Grávida

Eu não sei como é no SUS, mas aqui você recebe um livreto que contém todos os dados de todas as suas consultas. Isso é porque você vai ser encaminhada para o hospital que vai ter o bebê nas suas duas últimas consultas. Com este livrinho eles já tem fácil acesso a todo o seu prontuário, apesar de o receberem online também. Você DEVE andar com ele e levá-lo a todas as consultas (experimente não fazer isso para você ver, rs). Nele também serão anotadas as suas vacinas e ultrassonografias do bebê. 

Glossário Básico 😅😅😅

Bebê = Bebé 
Boletim de Saúde da Grávida = Bookinho da grávida = Livreto da Grávida
Ecografia = Ultrassonografia 
Número do Utente = Número de beneficiário do SNS
SNS = Sistema Nacional de Saúde
Mamã = Mãe/ Mamãe

E olha, é bom você saber que aqui não se fala bumbum, quando você  for tomar uma vacina ou fazer a ecografia, ou deitar na maca você vai descobrir isso (rs). Bumbum aqui é a mesma coisa que rabo, então se a enfermeira lhe pedir pra levantar o rabinho, acredite, não é pejorativo. 😜 
Essa foi só pra descontrair, rs. 

Espero ter ajudado. Na Parte 2 desse post farei meu relato de parto. 









Gostou?? Compartilhe! Siga a gente no Instagram! Comente comigo como é aí na sua casa?

Você acha que tem uma história legal sobre maternidade para contar aqui? Me envie um email para caucfoglio@gmail.com e a gente conta sua história aqui!

facebook: https://www.facebook.com/opiniaodemae/
instagram: https://www.instagram.com/opiniaodemae_cacau/




Comments

Popular posts from this blog

Pepicon Pâtisserie em Lisboa - Carolina

O apartamento em Portugal (Cascais)

Qual é o custo de vida em Portugal?