Qual é o custo de vida em Portugal?

Tenho recebido muitas perguntas sobre o custo de vida, por isso resolvi escrever sobre alguns valores...

Antes de chegar aqui, eu e o Tomás pesquisamos muito sobre o custo de vida em Portugal. Mas é quando efetivamente estamos morando aqui e tudo fica mais claro.
Esse post é pra falar sobre alguns preços de mercado e valor de contas essenciais para a casa.
Pra começar vou dizer que moro em um prédio com excelente localização, eu digo isso porque bem na porta tem um Pingo Doce (supermercado) e uma farmácia. Pra quem tem crianças não pode ser melhor do que isso, né? (Pensando bem... um hospital na porta tbm não era mal, rs )

O aluguel aqui em Portugal e o custo dos imóveis andam um pouco inflacionados. Pelo que soube de alguns vizinhos há 3 anos atrás o mesmo apartamento que hoje eu pago $750,00 euros de aluguel (meu apartamento tem 3 quartos e 135m2) era possível encontrar por $500 euros. Acontece que Portugal está vivendo uma bolha imobiliária, assim como aconteceu no Brasil nos últimos tempos. O motivo é que muitas pessoas estão se mudando para cá, e outras tantas ( nesse caso os europeus) compram imóveis para passar as férias, o verão e o inverno daqui são mais quentes do que em muitos países da Europa. Ainda assim é possível encontrar apartamentos muito bons por valores menores do que eu pago.

Contas:

As contas, se comparadas com o Brasil, são bem razoáveis. Mas o que aprendi depois que mudei para cá é que não se deve fazer a conversão monetária (1 euro vale cerca de 3,80 reais) o ideal é fazer a conta em dinheiros... eu explico; a nossa conta de água aqui é de 100 euros em média, então vamos pensar em 100 dinheiros. No Brasil nossa conta de água era de 150 reias, logo vamos pensar em 150 dinheiros. Isso ajuda a pensar se o custo de vida compensa ou não.

Então vamos lá, moramos em 5 aqui no apartamento; eu, o Tomás e as três crianças.

Água: $100
Luz: $40
Gás:$70
Vodafone (telefone fixo,  2 celulares , tv a cabo, e internet): $70
Aluguel: $750

Total: $1030

Preços de Mercado:

Cesta Básica 

Leite Mimosa: $0,59
Feijão Carioca (500gr): $0,98
Arroz (agulha da Europa): $0,59
Batata (1kg): $0,79
Tomate (1kg): $1,09
Açúcar: $0,79
Óleo de Cozinha: $1,00
Margarina 450g: $1,94
Macarrão: $0,70
Café: $2,30

https://www.pingodoce.pt/folhetos/
https://www.continente.pt/pt-pt/public/Pages/homepage.aspx
https://www.jumbo.pt/Frontoffice/
https://www.lidl.pt/pt/index.htm


Itens para bebês e crianças:

Fralda Dodot (Pampers) - 60 unidades: $10,94
Lencinho umidecido (Pampers) 256 unidades: $4,79
Pomada Halibut 400g: $3,80
Shampoo Johnson's 500ml: $2,34
Sabonete Líquido Johnson's 500ml: $2,44
Talco Johnson's 200g: $2,41
Leite em pó Aptamil 3 (fórmula): $10,49
Leite Ifantil Mimosa 1L: $1,14

Este mês quase todos os supermercados aqui estavam com promoção nos itens de Bebê e criança, vale a pena dar uma olhadinha nos preços (os links abaixo são do Jumbo e do Continente):

https://www.jumbo.pt/Frontoffice/Flyers/Detail/FL_11934000
http://folhetos.continente.pt/20181/1/especial-bebewells/

Uma coisa que aprendi aqui, e que acho que é uma super dica, é que promoção aqui é de verdade. Quando está escrito que está pela metade do preço, ACREDITE, está! Não é como no Brasil que sobem o preço pra depois colocarem pela metade e fingirem que é promoção.
Outra dica é comprar online, eu tenho um mercado literalmente embaixo da minha casa. Mas muitas vezes compro no Jumbo, pois alguns valores são bem mais em conta do que do Pingo Doce.

Me despeço por aqui. Se quiserem fazer alguma pergunta é só mandar mensagem!

Beijinhos








Comments

  1. Olá Claudia. Descobri seu blog através da minha esposa que te descobriu no facebook.

    Sou casado, tenho uma filha hoje com 13 anos e e um filho com 5 meses, e daqui a seis anos me aposento (ou reformo como dizem aí né).

    Temos muita vontade de mudar para Portugal, principalmente minha filha.
    Parece-nos muito atrativo, principalmente com relação à segurança.
    Mas também bate aquele medo da mudança, será que vamos nos adaptar, a saudade da família, essas coisas.
    Estive olhando as possibilidades de visto de residência e achei interessante, mas meu maior medo é exatamente o custo de vida aí.
    Se me aposentasse hoje meus vencimentos ficariam em torno de 1.500,00 Euros. Pretendo trabalhar aí, mas gostaria de saber se com esse vencimento consigo "viver" aí, sem depender de um trabalho. Pelas minhas pesquisas, se morar fora das grandes cidades o aluguel pode ser mais barato.

    Qual sua opinião?
    Desde já obrigado pela atenção e boo sorte pra vocês.


    ReplyDelete
  2. Olá Simei,

    Primeiramente desculpe pela demora. O que posso te dizer sobre a qualidade de vida daqui, é que simplesmente não tem preço. A tecnologia ajuda bastante a diminuir a saudade também.
    Quanto aos seus vencimentos, tenho que lhe dizer que é um ótimo valor para morar aqui, mas como você já sabe no centro de Lisboa é impossível achar algo com um valor razoável para alugar.
    Nas cidades que rodeiam Lisboa, como Cascais, é possível achar bons imóveis por bons preços e aí sim caberia dentro deste orçamento.
    Se você trabalhar por aqui, vai ter uma vida ainda melhor, quero dizer com isso que com $1.500,00 você consegue viver bem, mas não esbanjar. Seria uma vida de classe média, que aqui é muito diferente da do Brasil pois você tem dignidade. As escolas públicas em Cascais são ótimas e os Centros de Saúde que conheço também são muito bons, o que significa que educação e saúde são garantidos.

    Se tiver mais alguma dúvida pode me escrever, espero ter respondido.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Pepicon Pâtisserie em Lisboa - Carolina

O apartamento em Portugal (Cascais)